[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby reinaldoaf » Sun 2. Dec 2012, 03:13

Vamos as contribuições...

Manter o grupo todo dentro do forum da x-sim em apensa um tópico é complexo, bem eu acho...
poderia-se criar um grupo do google groups ou do yahoo groups, e fazer pelo menos um forum em email...
ou ainda eu possuo um dominio www.desenvolvedores.net posso ver se eu coloco um forum em uma pasta
e posteriormente agente estudar ter o proprio dominio x-sim.com.br ou algo parecido.

abraços
User avatar
reinaldoaf
 
Posts: 11
Joined: Thu 29. Nov 2012, 01:56
Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby reinaldoaf » Sun 2. Dec 2012, 03:15

ah quem quiser adicionar ai

msn: reinaldo@desenvolvedores.net
email igual o msn
facebook: www.facebook.com/reinaldo.fagundes
skype:reinaldo.engenheiro
User avatar
reinaldoaf
 
Posts: 11
Joined: Thu 29. Nov 2012, 01:56
Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Sun 2. Dec 2012, 07:30

Olá Reinaldo,

Realmente, organizar todas as informações somente aqui neste tópico é impraticável e também nem é a proposta dele. Aqui é um lugar para se trocar ideias, conhecer os entusiastas dos simuladores de língua portuguesa e principalmente, recebe-los neste mundo novo da construção de simuladores, pois já é um excesso de informação o da construção, e o cara, ainda ter que dialogar em inglês sobre o componente X ou Y ou a melhor forma de se ajustar A ou B, isso é muito difícil.

Podemos criar mais tópicos segmentando as partes especificas para criação dos simuladores aqui no sub-fórum em português, o Zeca já sugeriu isso, mas não podemos perder o foco, que aqui, estamos informando os que estão chegando, mostrando os caminhos para conseguirem executar seus simuladores. Trazer dados muito técnicos para o sub-fórum, seria reinventar a roda, pois estes, já estão postados nas varias seções do fórum X-SIM. Sendo assim, mesmo que os entusiastas não tenha domínio do inglês, pode usar ferramentas como o Google Tradutor para se comunicar com o restante do mundo e ainda contar com o suporte de nosso grupo para as duvidas.

Quanto ao x-sim.com.br a proposta é valida, mas acho que juntos somos mais fortes, temos muita gente boa aqui no X-SIM, de todos as partes do mundo, que se dedicam a anos para podermos construir simuladores cada vez melhores, cito 2 destes caras, ao qual tenho grande estima, que são o sirnoname (Martin) e o tronicgr(Thanos), e espero que possamos reunir muitos Brasucas neste formidável time também, nós aqui do sub-forum já fazemos parte, hehe.

Agradeço a vc as sugestões, e continue dando mais, assim vamos aprimorar cada vez mais os nossos tópicos, pois juntar dados os transformam os em informação, usa-los de forma correta é sabedoria.

Abração
Everton
The myth always limits infinity.
User avatar
tonquites
 
Posts: 82
Joined: Thu 19. Apr 2012, 17:47
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby zecaEU01 » Sun 2. Dec 2012, 12:49

Bom dia meninos bom domingo a todos.
Estive vendo o forum espanhol e eles tem já alguns itens em sub foruns (com os termos em sua lingua) como eu já disse, no mundo nada se cria tudo se copia e se desenvolve já temos uma ideia para iniciarmos e assim também é no forum em alemão.
Eu acho que poderíamos também fazer sob foruns é aí que entram os universitários e iniciarem fazendo um "cornograma" o que vcs acham.
Por um lado eu acho que não é ruim sermos por enquanto 4 gatos pingados aqui no forum fica mais fácil se comunicar.
Abraços
ZECA
zecaEU01
 
Posts: 69
Joined: Mon 19. Nov 2012, 14:40
Location: AMERICANA SAO PAULO
Has thanked: 0 time
Been thanked: 4 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby reinaldoaf » Sun 2. Dec 2012, 15:06

vamos lá...

Qual seria a eletrônica mais simples para um 2dof parecido com o flyrider...
digo se consigo com meus conhecimentos fazer um driver simples com ponte H
e o controlador? vi os k8055 ou o AMC1.6 fiquei meio perdido nessas informações
acho que pelo volume das mesmas, vi alguns drivers aparentemente muito bons
mais ainda complicados de se adquirir, o da pololu 180 USD + Frete + Impostos..

abraços
User avatar
reinaldoaf
 
Posts: 11
Joined: Thu 29. Nov 2012, 01:56
Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Sun 2. Dec 2012, 19:01

Zeca, Reinaldo, o negocio tá bombando, hehehe, to muito animado com nossos papos e eles estão gerando ótimos frutos, meu cérebro tá fritando aqui, para conseguir desenvolver uma linha de tópicos que sejam factíveis para o Zeca tabular posteriormente, e o negocio tá fluindo, hehehe.

Devemos ter cuidado quanto ao engessamento da informações para uma unica plataforma de controle, as conversar do Bruno e do Zeca, me mostraram que existe um universo muito maior de hardwares de controle para o X-SIM, eu me aprofundei nas placas do Thanos, negligenciando as outras, e isso, não pode ocorrer com esta nossa nossa proposta de informar sobre as possibilidades. Até o final desta semana que vem, quero ver se consigo publicar alguns "tópicos base" que ajudarão o Zeca a tabular tudo com mais facilidade. Mas justiça seja feita, as placas do Thanos, são as mais fáceis de se conseguir peças aqui no Brasil, mesmo nós termos que faze-las por nós mesmos, ainda é a melhor opção ao meu ver, e é por isso que eu as acho geniais.

O interessaste é que, nossos tópicos em língua portuguesa, com todas estas trocas de ideias, estão ficando muito mais organizados para consultas futuras, do que os em espanhol e alemão, não que eles estejam errados, longe de mim julga-los, mas suas perguntas avulsas, sem nenhuma ordem hierárquica, dificultam o entendimento do todo para consultas futuras.

Reinaldo, depois que iniciarmos os "tópicos base", acredito que a compreensão dos caminhos a seguir, vão ficar menos confusos, o que posso te passar agora de bate pronto é a minha experiencia, vamos então para minha receita de bolo para um simulador:

1 - PC potente - Uso: Rodar o Simulador de corridas ou de voo que vai gerar as saídas da reações físicas do carro ou avião, também roda o X-SIM Extractor.
2 - Conexão a internet - Uso: Deixar o simulador de corridas online para a participação nas corridas com outro pilotos espalhados pelo mundo e fazer login no X-SIM Extractor.
3 - Conexão com um Pc lento - Uso: passar dados do X-SIM Extractor para o X-SIM Converter.
4 - Joystike: manches ou volantes. Uso: controlar as maquinas no simulador de corrida o voo.
5 - PC lento - Uso: Rodar o X-SIM Converter, este software receberá os dados do Extractor, criando a informação que será passada via usb, ao hardware de controle, o Thanos AMC1.6, responsável pelo acionamento dos motores.
6 - Cabo USB - Uso: conexão PC lento com o hardware de controle.
7 - Thanos AMC1.6 - Uso: Converte as informações vindas do X-SIM Converter em acionamento para os motores elétricos de corrente continua, através de seu CI dedicado(ATMEGA644-20PU), que simplificando, emite basicamente 2 sinais para a ponte h, o primeiro é o PWM ou Pulse Width Modulation (Modulação de largura de pulso) que controla a velocidade e potencia do motor, o segundo é Fluxo da Corrente que controla a inversões de corrente na ponte h.
8 - Conexão Thanos AMC1.6 + sensores de posicionamento + Parte mecânica do simulador. - Uso: Informar a posição atual da parte mecânica do simulador em X e Y, propiciando ao AMC1.6, fazer as correções necessárias nos motores, tendo como base os dados impostos pelo X-SIM Converter.
8 - Conexão Thanos AMC1.6 + Thanos DSMhB 1.2b. - Uso: Fluxo de comandos do AMC1.6 para o acionamento dos motes pela DSMhB 1.2b.
9 - Ponte H Thanos DSMhB 1.2b. - Uso: A ponte h é a responsável pela ligação entre os motores, a fonte de alimentação dos motores e seu comando. Com ela, os comandos da AMC1.6, podem aumentar e diminuir os giros do motor, bem como muda-los da esquerda para a direita e vice versa. Isso é feito com chaves chamadas transistores, um transistor de grande potencia, ou bombadão hehehe, é chamado MOSFET, vamos usar muitos destes tipos na DSMhB 1.2b. O termo ponte H é derivado de dois fios, "I I", um negativo outro positivo, mas se vc coloca um "-" entre eles, vc pode mudar o sentido da corrente "H", hehe.
10- Conexão fonte de alimentação dos motores + Thanos DSMhB 1.2b - Uso: Para se mover motores com grande correntes, precisa-se de grandes fontes correntes para controla-los, baterias ou fontes baseadas em transformadores de corrente alternada para corrente continua, tanto faz. A ponte h chaveia fluxos de corrente entre a fonte e o motor fazendo o funcionar em diferentes velocidades e invertendo a rotação do eixo.
11- Thanos DSMhB 1.2b + Motores - Uso: Acho que aqui já deu para sacar o que esta conexão faz, hehehe, então vamos ser poéticos; Com a força impulsionada da ponte H, move-se os motores que jogam o homem e seu simulador de um lado para o outro, o sorriso e a emoção, daquele rosto com êxtase infantil, joga-o em um mundo fatanisco, que foi construído por ele com seu próprio esforço, e com ajuda de tantas almas que compartilham do amor pela velocidade e a simulação, segura esta emoção em teu coração homem, passe-a a diante, tamanha informação, para que está, também possa ajudar a tantos outros que também almejam trilhar nossos caminhos rumo à simulação.
12- Motores + Parte mecânica do simulador. Uso: se divertir!

Aqui tem um esquema feito pelo Thanos que pode exemplificar a interação entre sensores, Thanos AMC1.6 (na foto ainda consta a v1.5 mas o principio é o mesmo), ponte h, motores e fonte;


Desculpe se me alonguei.
Abrações a todos.
Everton
The myth always limits infinity.
User avatar
tonquites
 
Posts: 82
Joined: Thu 19. Apr 2012, 17:47
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby zecaEU01 » Sun 2. Dec 2012, 20:59

Boa Tarde Reinaldo
Quanto a eletrônica eu por leituras anteriores e por certa ansiedade optei em comprar a sabertooth (um amigo meu foi para miami e me trouxe R$140,00) ai eu quis montar com AMC1.6 ai o Thanos me avisou que não iria funcionar, então decidi terminar o projeto mecânico e ai sim terminar a eletrônica (irei comprar a VM110N +- $70,00 sem frete e impostos).
Quanto ao simulador de voo eu não tenho o menor conhecimento desculpe.
A placa K8055 é na realidade um kit vc terá que soldar alguns componentes a K8055N é completa só que não roda no win7 por isso eu optei pela VM110N.
É bom seguir os conselhos que o Thanos me deu perguntar aos mais experientes para não gastar dinheiro a toa (ainda não está brotando em árvores).
Alguém sugere um "cornograma" para darmos início aos itens ou tópicos????
ZECA

reinaldoaf wrote:vamos lá...

Qual seria a eletrônica mais simples para um 2dof parecido com o flyrider...
digo se consigo com meus conhecimentos fazer um driver simples com ponte H
e o controlador? vi os k8055 ou o AMC1.6 fiquei meio perdido nessas informações
acho que pelo volume das mesmas, vi alguns drivers aparentemente muito bons
mais ainda complicados de se adquirir, o da pololu 180 USD + Frete + Impostos..

abraços
zecaEU01
 
Posts: 69
Joined: Mon 19. Nov 2012, 14:40
Location: AMERICANA SAO PAULO
Has thanked: 0 time
Been thanked: 4 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby zecaEU01 » Sun 2. Dec 2012, 21:19

Boa Tarde Everton
Muito legal suas explicações elas são ótimas.
O que vc acha dos tópicos:
PC+software+hardware
elétrico+eletrônico+placas+pontes+motores
construção+mecânico+perfis+peças
desenhos+imagens+filmes
Zeca
zecaEU01
 
Posts: 69
Joined: Mon 19. Nov 2012, 14:40
Location: AMERICANA SAO PAULO
Has thanked: 0 time
Been thanked: 4 times

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby tonquites » Sun 2. Dec 2012, 22:53

O caminho é este mesmo Zeca, te mandei uma MP com mais detalhes.
The myth always limits infinity.
User avatar
tonquites
 
Posts: 82
Joined: Thu 19. Apr 2012, 17:47
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby reinaldoaf » Sun 2. Dec 2012, 23:41

Bem vou sujerir de acordo com a compilação dos meus conhecimentos

Todo mundo busca em um fórum um "tutorial" de preferencia completo e que seguido do inicio ao fim funcione
Sabemos que isso e complicado de se conseguir em algo que demanda um projeto tão complexo que junta a computação, Eletronica e mecânica. Então acho que essas divisões seriam interessantes, pela Área do conhecimento ou de forma mais direta pelo modelo do projeto, simulares de carro, aviões e múltiplos,

Ter alguns tópicos fixos (nao sei se será possível aqui) com os principais tutoriais e informações sobre assuntos já consolidados como os drivers polulo e o amc1.6 etc.

E por complemento um local para os projetos de cada um, que e como local para alimentar as curiosidades e egos dos usuários, e ser uma forma para ser promovido a tutorial os projetos

Sobre a construção e um tanto quanto complexo
Deve-se levar em conta o objetivo, o tempo, o custo, os conhecimentos e as habilidades
Vou pensar em uma forma de estruturar isso para ser um norte de conhecimentos que preciso adquirir antes de começar o projeto e se for bem interessante quem sabe nao vire um modo simples para aninhar as idéia e acalmar os ímpetos que tenho com o projeto.

Abraços

Sended by Iphone
User avatar
reinaldoaf
 
Posts: 11
Joined: Thu 29. Nov 2012, 01:56
Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

PreviousNext

Return to Portuguese

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests