[BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores  Topic is solved solved with post #23295

português

Moderator: tonquites

Re: [BR] Grupo brasileiro de construção de simuladores

Postby minhava » Tue 27. May 2014, 16:03

andrefelipe wrote:legal Adriano vamos ver o que conseguimos se precisar de qualquer ajuda e só falar estou tentando programar por aqui também mais vou ter que pegar do principio básico e intender o que são os códigos ( com certeza vc vai fazer mais rápido kkkkk ). Boa viajem meu velho !!

Minhava este arquivo representa a otimização dos corte dos tubos em barras de 3 metros para vc não desperdiçar materiais, e acredito que os D90,D40, D50 e D75 sejam o modelo do tubo, falei pra vc no arquivo de de 15 dólares vem 50 paginas de como montar todos estes pedaços hehehe, cara se vc for for fazer este mesmo aconselho vc a investir nisso, mais de qualquer forma espera mais um pouco que acho que vamos projetar um novo com tubos de aço que o valor e muito parecido blz ?

Beleza... vou dando uma pesquisada por aqui pra ver se acho mais alguma coisa. Valeu pela explicação.

Estava pensando em fazer com tubos mesmo, porém modificar um pouco o projeto para facilitar a entrada no simulador (no projeto Joyrider fica dificil entrar e sair do simulador com facilidade e rapidez). Minha unica limitação seria a dobra e solda dos tubos.

Estava pensando tambem em ao invés de solda-los, utilizar os cotovelos de PVC mesmo ou até mesmo arrumar uma forma de parafusar um ao outro.

Vou tentar fazer um esboço na mão aqui pra ver se fica bom, se ficar posto aqui!
minhava

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby minhava » Tue 27. May 2014, 16:09

Inclusive.. .achei essas imagens aqui e estava pensando em fazer mais ou menos parecido (está bem genérico), porque facilita a entrada no SIM.
Attachments
minhava

Postby sanmarcelllo » Tue 27. May 2014, 17:32

Fala galera, boa tarde a todos!

Estava em audiência então nem dava pra eu responder aos post's

Minhava

Essa tabela são as medidas dos tubos como o André mencionou as nomenclaturas de D90, D75, D50, D40 fazendo uma suposição sobre alguns materiais que encontrei no forum são do diametro dos mesmos mas em mm, exemplo D90 = 90mm = 3.¹/2" assim o D50 = 50mm = 2". Os números dentro das linhas seria a medida em mm do comprimento dos tudos 159 = 159mm = 1,59m. lembrando que 1" é igual 25,4 mm.
Não gostou da minha maquete? rs depois quando eu chegar em casa eu te mando o link da construção do outro simulador que eu havia comentado.

Veja esse video do modelo que eu mencionei

https://www.youtube.com/watch?v=x4LXq6iAA5I

Adriano

Tenho alguns materiais para montar uma maquete de 6DOF com servos 90g, porém a comunicação deles com o arduino é muito mais fácil do que com os servos industriais, vou passar os desenhos pro pessoa da produção e cortar no laser, vou ver pra fazer em acrilico como eu já vi alguns modelos na net, não sei se ajudaria em alguma coisa somente para configuração do movimento.

viewtopic.php?f=38&t=913
https://www.youtube.com/watch?v=gYqkyPAtNKY

André

Pode ser na quarta-feira as 14h mesmo depois me passa o endereço certinho.

E vamos nos falando galera!
Abraços
sanmarcelllo

Been thanked: 1 time

Postby adrianovrm » Tue 27. May 2014, 17:46

Dá para aproveitar a estrutura de construção físca mas o controle dos servos de 90g é distinta dos motores maiores, ai uma parte do desenvolvimento dos códigos se prede, a ideia é desenvolver para motors step que tem o controle similar , ou posso tambem fazer uma camada de software que o usuario informa que tipo de motor está usando, e o controle na entrada sempre se dará da mesma forma mas internamente o arduino se encarregará de de usar o tipo do motor para fazer o controle apropriado, mas não tem graça fazer com servos de 90g, uma vez que não precisamos usar o PID para regular a posição, e a ideia do prototipo é fazer algo de controle similar ao modelo em escala real, até para se ganhar tempo e prever futuras broncas, efetiva simulação do modelo em escala real !
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby sanmarcelllo » Tue 27. May 2014, 18:02

adrianovrm wrote:Dá para aproveitar a estrutura de construção físca mas o controle dos servos de 90g é distinta dos motores maiores, ai uma parte do desenvolvimento dos códigos se prede, a ideia é desenvolver para motors step que tem o controle similar , ou posso tambem fazer uma camada de software que o usuario informa que tipo de motor está usando, e o controle na entrada sempre se dará da mesma forma mas internamente o arduino se encarregará de de usar o tipo do motor para fazer o controle apropriado, mas não tem graça fazer com servos de 90g, uma vez que não precisamos usar o PID para regular a posição, e a ideia do prototipo é fazer algo de controle similar ao modelo em escala real, até para se ganhar tempo e prever futuras broncas, efetiva simulação do modelo em escala real !

Também tenho alguns motores de impressora só não sei os modelos pq são diferentes os mesmos uns do outro acho que tenho uns 3 conjuntos de motores de passo sem os drives, daria para construir um como este que você esta falando e o melhor construir em escala maior!
sanmarcelllo

Postby minhava » Tue 27. May 2014, 18:05

sanmarcelllo wrote:Fala galera, boa tarde a todos!

Estava em audiência então nem dava pra eu responder aos post's

Minhava

Essa tabela são as medidas dos tubos como o André mencionou as nomenclaturas de D90, D75, D50, D40 fazendo uma suposição sobre alguns materiais que encontrei no forum são do diametro dos mesmos mas em mm, exemplo D90 = 90mm = 3.¹/2" assim o D50 = 50mm = 2". Os números dentro das linhas seria a medida em mm do comprimento dos tudos 159 = 159mm = 1,59m. lembrando que 1" é igual 25,4 mm.
Não gostou da minha maquete? rs depois quando eu chegar em casa eu te mando o link da construção do outro simulador que eu havia comentado.

Veja esse video do modelo que eu mencionei

https://www.youtube.com/watch?v=x4LXq6iAA5I

Adriano

Tenho alguns materiais para montar uma maquete de 6DOF com servos 90g, porém a comunicação deles com o arduino é muito mais fácil do que com os servos industriais, vou passar os desenhos pro pessoa da produção e cortar no laser, vou ver pra fazer em acrilico como eu já vi alguns modelos na net, não sei se ajudaria em alguma coisa somente para configuração do movimento.

viewtopic.php?f=38&t=913
https://www.youtube.com/watch?v=gYqkyPAtNKY

André

Pode ser na quarta-feira as 14h mesmo depois me passa o endereço certinho.

E vamos nos falando galera!
Abraços

Longe disso Marcelo hehehe ta sensacional a maquete. O problema é que tenho que construir algo em tamanho real.

Chegando em casa dou uma olhada no video ai que você mandou, porque aqui no trampo não abre Youtubiooo!!!
minhava

Postby lucasdiulbern » Tue 27. May 2014, 18:52

minhava wrote:Inclusive.. .achei essas imagens aqui e estava pensando em fazer mais ou menos parecido (está bem genérico), porque facilita a entrada no SIM.

Eu tentei fazer um simulador como esse das imagens

Minha galeria: gallery/search.php?st=0&sk=t&sd=d&search_id=egosearch&username=lucasdiulbern&user_id=1103

Não deu muito certo não porque a força que o motor tem que fazer tanto para movimentar o simulador quanto para para-lo é muito grande, a inercia que o simulador cria quando se move é muito grande fazendo com que o simulador fique muito instável como no vídeo que gravei abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=DcV_SJ-Q-yY

https://www.youtube.com/watch?v=qJlUFL8-4qc

Ele fica oscilando muito.
No vídeo eu estou utilizando esses motores aqui, com um pinhão e coroa de moto, acho que o pinhão era de 13 dentes e a coroa de 44 se não me falha a memoria.

http://www.ecommercekalatec.com.br/f006 ... ijr292do12

Pode ser que com um motor mais forte ou com uma relação de engrenagens maior fique mais estável mais não acho que seria uma boa ideia.
Eu vi em outros tópicos pessoas que tentaram fazer assim e que desistiram por não conseguir estabilidade ou força suficiente, e acabaram assim como eu voltando ao modelo de correia igual do Thanos .
Eu modifiquei bastante meu simulador e coloquei o sistema de correias, estou quase finalizando ele. Faltando apenas alguns ajustes na configuração e teste final. Depois coloco umas fotos aqui.
lucasdiulbern

Images: 20
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Postby adrianovrm » Tue 27. May 2014, 19:13

André,

Eis o link dos pots de 10 voltas que estou comprando, para que vá montando os motores já acoplados nos pots
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... voltas-_JM
apesar de serem motores de passo , o feedback externo , garantem que não perderam o posiciomento por conta de possivel perda de passo ao impor carga,
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby adrianovrm » Tue 27. May 2014, 22:10

Caramba Lucas, a cadeira de balanço ficou show, sacanagem rapaz, acredito que a bronca é o uso do AMC, é uma caixa preta e a galera que vende dá pouco suporte, por isto que desisti de fazer com o amc, e enfiei a cara no arduino mesmo, se era pra me ferrar , pelo memso seria em algo que consigo alterar a configuração
adrianovrm
X-Sim Supporter

Postby andrefelipe » Wed 28. May 2014, 05:05

KKKK cadeira de balanço foi F!@#DA. hoje dei uma agilizada por isso não respondi, vou postar algumas fotos do andamento da maquete, dei uma vacilada e não vi que meus motores eram maiores, amanha vou cortar outra. vejam e comentem.

Adriano acho que os potenciômetros são uma exelente opção, vou passar o endereço no seu e-mail blz ?

Marcelo manda um e-mail pra mim no grupovcalegari@gmail.com que te passo o endereço ok ?

minhava cara o melhor e soldado mesmo se não a estrutura fica muito frágil.
Attachments
andrefelipe

PreviousNext

Return to Portuguese